A neve e o vento forte dificultam o acesso à Torre, na Serra da Estrela. O comandante Elísio Roque, do posto da GNR de Busca e Resgate em Montanha, deixa alguns conselhos aos automobilistas.
“Para já não temos as condições mínimas de segurança para reabrir os acessos ao maciço central da Serra da Estrela”, mas para quem tiver de se deslocar até lá, deve “vir munido de correntes adequadas para o veículo ou ter pneus de neve”.
“É [também] importante não vir com o depósito [de combustível] abaixo de meio, ter vestuário adequado e estarem alerta para os perigos que vêm com este tempo”, acrescentou o comandante.
Portugal tem estado sob o efeito da depressão Herminia com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido a estas previsões, o IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga até às 12:00 de hoje sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros, e vão voltar a estar na quarta e quinta-feira.
Quanto à queda de neve está prevista acima de 800/1000 metros de altitude, subindo a cota para 1100/1200 metros a partir da tarde.
A partir da madrugada desta quarta-feira, o IPMA prevê precipitação forte nas regiões Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas e agitação marítima devido à passagem da depressão Ivo.