A Proteção Civil registou mais de uma centena de ocorrências durante a noite deste sábado devido à passagem da tempestade Gabrielle pelo continente. São sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas.
O comandante Elísio Pereira, da ANPC, disse à Lusa que "entre a meia-noite e as 08:00 da manhã registaram-se 140 ocorrências, sendo que a maioria delas foi na região Norte, nomeadamente na Área Metropolitana do Porto".
De acordo com a mesma fonte, o que mais se registou foram inundações (52), seguidas de quedas de árvores (49) e queda de estruturas (26). A ANPC acredita agora que, com a melhoria do tempo, a situação "vai entrando na normalidade".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima. São eles: Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Lisboa e Setúbal. Os avisos estão em vigor até às 9:00 deste domingo. Devido à chuva forte, Guarda e Castelo estiveram sob aviso laranja até às 9:00.
A tempestade Gabrielle chegou este fim de semana a Portugal continental, depois de já ter passado pelos Açores, trazendo com ela chuva, agitação marítima, vento intenso e trovoada.
A partir de segunda-feira, o panorama muda e volta o tempo mais seco e quente, com as temperaturas a subir acima dos 30 graus durante a próxima semana.
- Com Lusa