Meteorologia

Comerciantes em Lisboa e Oeiras preparam-se para enfrentar potenciais cheias

Alguns estabelecimentos comerciais fecharam portas e adotaram medidas de prevenção devido ao estado do tempo.

Comerciantes em Lisboa e Oeiras preparam-se para enfrentar potenciais cheias

O distrito de Lisboa está esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Algés (Oeiras) e em Alcântara (Lisboa), os estabelecimentos comerciais tentam proteger-se como podem e evitar ao máximo um cenário de inundações já conhecido em ambos os locais.

Em Oeiras, a autarquia distribuiu portas de betão para colocar na entrada de lojas e farmácias que estão junto à estação de comboios de Algés, que todos os anos é atingida pelas chuvas fortes.

Loading...

Em Alcântara o cenário é semelhante. É possível verificar que as portas das lojas têm uma proteção de metal para evitar que a água entre.

Loading...

Sapadores tiveram cerca de 40 saídas para inundações e quedas de árvore

O Regimento Sapadores Bombeiros acudiram durante a madrugada de hoje a cerca de 40 situações de inundações na via pública e em habitações e quedas de árvore, revelou fonte da corporação.

Segundo a fonte, apesar da noite ter sido mais calma do que a tarde de terça-feira, ainda assim os sapadores registaram cerca de 40 saídas na sequência da chuva forte.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 12:00 de terça-feira e as 07:00 de hoje mais de 800 ocorrências relacionadas com o tempo, a maioria quedas de árvores e estruturas, inundações da via pública e habitações e limpezas de via.

"A maioria das ocorrências foi registada na Grande Lisboa, mas ainda não temos uma contabilização atualizada. Na Península de Setúbal (111), na região da Lezíria do Tejo (101), no Médio Tejo (31), no Oeste (20) e as outras espalhadas por outras regiões do país", disse à agência Lusa Paulo Santos, da ANEPC.

Entre as 16:00 e as 22:00 de terça-feira, segundo a proteção civil municipal, o número de ocorrências na cidade de Lisboa associadas ao mau tempo chegou às 174, a maioria devido a inundações.

Com Lusa