O período crítico da depressão Cláudia já passou, mas os efeitos vão continuar a sentir-se até domingo. O IPMA colocou vários distritos sob avisos amarelo e laranja este sábado. O sol volta na segunda-feira e traz, com ele, uma descida das temperaturas.
A próxima semana já não será tão grave, mas este fim de semana a chuva vai continuar intensa e com possibilidade de trovoada. O vento forte e agitação marítima levam, por isso, a cuidados redobrados.
“Recomendamos que [as pessoas] se abstenham de passeios junto ao mar. A ondulação está forte e pode chegar às zonas onde as pessoas habitualmente circulam em segurança e podem ser apanhadas desprevenidas”, alerta o comandante da capitania do porto de Cascais, José Marques Coelho.
O período mais crítico já passou, mas até às 06h00 de sábado, a Madeira está sob aviso amarelo devido ao vento forte e à agitação marítima. As ondas podem chegar aos cinco metros. O IPMA emitiu também avisos amarelo e laranja em 11 distritos.
No domingo nenhum distrito está sob aviso, mas ainda há a probabilidade de chuva.
Na próxima semana o estado do tempo melhora
“O sol regressa e irá ficar pelo menos até ao final do mês. A partir de segunda-feira há uma melhoria significativa. Teremos frio”, antecipa o climatologista Mário Marques.
