Dezembro chegou e com ele trouxe nova mudança no estado do tempo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias tempo, tempo frio em todo o Continente e chuva em algumas regiões do Norte do país. Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso amarelo.
“É onde a fronte poderá deixar precipitação com um pouco mais intensidade, no período do final da tarde/início da noite de hoje. Depois a frente deslocar-se-á mais para Sul e para o Interior mas com menos atividade, irá chover mas sem tanta intensidade e não justifica a emissão de aviso”, adianta o meteorologista Jorge Ponte, do IPMA.
As temperaturas mínimas vão descer em todo o país, sendo que a Norte deverão chegar a valores negativos.
“(…) nas zonas de maior altitude e os termómetros vão chegar a temperaturas negativas, daí também a queda de neve”, acrescenta Jorge Pinto, dando conta de que tal pode acontece entre os 1.000 e os 1.200 metros de altitude.
O IPMA alerta ainda para a perturbação causada pela queda de neve, com acumulação e possível formação de gelo, nos distritos da Guarda e Castelo Branco.
Melhorias só a partir da próxima quarta-feira, 3 de dezembro, dia em que se prevê uma ligeira subida da temperatura mas, ainda assim, vai continuar a chover nas regiões do Norte e do Centro.
“O padrão para esta semana é um pouco este: alternância entre períodos de chuva e aguaceiros, (…) irá sempre chover mais a Norte e Centro do que no Sul”, conclui o meteorologista.
Devido ao frio, a Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda medidas preventivas e recorda que com o frio aumenta o risco de doenças respiratórias e o agravamento de condições crónicas.
“A sopa é um elemento fundamental na hidratação porque, não só hidrata, não só aquece, como também pelas vitaminas e antioxidantes presentes nas hortícolas", aconselha João Ramos, especialista em medicina geral e familiar.
A DGS aconselha ainda a vestir-se por camadas, usar gorro, luvas e cachecol, e evitar exposições prolongadas ao frio.
