O Instituto Português do Mar e da Atomsfera (IPMA) divulgou, esta quinta-feira, o Boletim Climatológico do mês de novembro, dando desde logo conta de que foi “muito chuvoso”.
“Foi o 13.º novembro mais chuvoso desde 1931 e o 3.º mais chuvoso desde 2000” com um total de precipitação “muito superior ao normal, correspondendo a cerca de 180% do valor médio no período 1991-2020 (114.1 mm)”, destaca o documento.
Para estes resultados em muito contribuiu a depressão Cláudia com “episódios de precipitação forte e prolongada, granizo, trovoadas fortes e frequentes, assim como a ocorrência de episódios de vento forte”.
Foi o caso, recorde-se do tornado em Albufeira no dia 15 de novembro, que fez uma vítima mortal e vários feridos, e registou um “valor do vento máximo instantâneo (…) estimado na ordem de 60 m/s (220 km/h)”.
Primeira semana de dezembro também com… chuva
Dezembro chegou e com ele trouxe os primeiro nevões deste outono. Mas a chuva está de volta e para ficar, pelo menos, até meados do mês.
Ainda assim, as temperaturas devem subir ligeiramente, mantendo-se tanto as máximas como as mínimas positivas em todo o país.
As mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 7 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).
Já a queda de neve deve acontecer mas apenas acima de 1400/1600 metros de altitude.

