Meteorologia

Em atualização

Escolas encerradas devido à depressão Kristin

Vários municípios tomaram a decisão de encerrar as escolas, esta quarta-feira, devido aos efeitos provocados pela passagem da depressão Kristin.

Escolas encerradas devido à depressão Kristin
Canva

Várias escolas vão estar encerradas esta quarta-feira devido à passagem da depressão Kristin. A Câmara de Miranda do Corvo informou que os estabelecimentos de ensino vão estar encerrados. O mercado semanal exterior foi cancelado, limitando-se a ocorrer no interior, explicou ainda a autarquia.

Em Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, os alunos também não vão ter aulas.

"Na sequência da passagem da depressão Kristin, que provocou uma falha de energia elétrica em todo o concelho, o Município de Montemor-o-Velho informa que todas as escolas (Jardins de Infância, Escolas do 1.º, 2.º e 3.º CEB, Escola Secundária e Escola Profissional) estarão encerradas esta quarta-feira, dia 28 de janeiro".

Também Coimbra, Miranda do Corvo, Mira e Oliveira do Hospital, no mesmo distrito, encerraram as escolas durante o dia de hoje. A Mealhada, no distrito de Aveiro, tomou a mesma decisão.

As aulas estão igualmente suspensas nos concelhos de Alijó, Montalegre e de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, devido à queda de neve, segundo fontes dos municípios e um agrupamento de escolas.

As escolas em Pombal, no distrito de Leiria, estão também fechadas devido ao mau tempo, disse à agência Lusa a vice-presidente da Câmara, adiantando que a maior parte do concelho está sem eletricidade.

"Temos várias árvores a impedir o trânsito, não temos eletricidade na maior parte do concelho, portanto, neste momento, as escolas estão fechadas", afirmou Isabel Marto, pedindo à população para ficar em casa.

As escolas dos concelhos de Gavião e Avis, distrito de Portalegre, também estão encerradas. Em comunicado, a Câmara de Avis explicou que, devido às condições meteorológicas registadas nas últimas horas, a Escola Básica e Secundária Mestre de Avis, em Benavila, encontra-se sem eletricidade, não sendo possível assegurar o fornecimento de refeições escolares.

Escolas fechadas e aulas suspensas no distrito da Guarda

No Instituto Politécnico da Guarda estão suspensas as atividades presenciais, "preventivamente", durante o período da manhã.

Em Almeida, a autarquia decidiu suspender as aulas no Agrupamento de Escolas local e os transportes escolares "face às atuais condições climatéricas e à situação de insegurança na circulação nas estradas nacionais e municipais".

A mesma decisão foi tomada em Pinhel, onde o município também suspendeu as atividades letivas do Agrupamento de Escolas "devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas que se fazem sentir".

Já a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo cancelou as aulas "em todos os estabelecimentos de ensino do concelho" devido "à intensa queda de neve que se fez sentir na madrugada de hoje".

No Sabugal, "devido às condições meteorológicas adversas", os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do Sabugal estão hoje encerrados.

Nos restantes concelhos do distrito da Guarda, caso de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Mêda, Seia e Trancoso, os estabelecimentos de ensino estão a funcionar com normalidade.

Escolas de Miranda do Douro e Mogadouro fechadas devido à queda de neve

As escolas de Miranda do Douro e Mogadouro, no distrito de Bragança, estão encerradas devido às condições climatéricas adversas, sobretudo queda de neve, avançou o agrupamento de escolas e o município, respetivamente.

Num aviso publicado nas redes sociais, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro refere que a queda de neve impossibilita a circulação dos transportes escolares.

Também no território do Planalto Mirandês, onde às 07:30 nevava com intensidade, as escolas de Mogadouro estão igualmente fechadas.

"Esta é uma medida de precaução provocada pela queda de neve que causa condicionalismos à circulação dos autocarros", explicou o presidente da câmara, António Pimentel.

Câmara de Ansião fecha escolas

A Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, determinou o encerramento das escolas do concelho devido ao mau tempo e apelou à população para evitar deslocações desnecessárias.

"Perante os efeitos da tempestade Kristin que se fazem sentir no nosso concelho, foi decidido encerrar todas as escolas, como medida preventiva e de proteção da comunidade escolar", referiu o município nas redes sociais.

Segundo a autarquia, "registam-se várias estradas cortadas, bem como falhas no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos do concelho".

Escolas encerradas em Penela

As escolas do concelho de Penela, no distrito de Coimbra, vão estar encerradas, anunciou a Câmara Municipal nas redes sociais, apelando à população para evitar deslocações desnecessárias.

"Em virtude das condições meteorológicas que se fizeram sentir esta noite e das consequências das mesmas, informamos que as Escolas do Concelho estarão hoje encerradas", indicou a Câmara Municipal de Penela.

Segundo a autarquia, os meios da Proteção Civil encontram-se no terreno, "estando um elevado número de ocorrências por resolver".

Idanha-a-Nova encerra estabelecimentos de ensino e serviços públicos

Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e creches de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, estão encerrados, assim como alguns serviços públicos, anunciou a Câmara nas redes sociais.

"Apelamos a todos os munícipes para que circulem apenas em caso de extrema necessidade, adotando a máxima precaução e seguindo rigorosamente as indicações das autoridades".

Segundo a autarquia, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, foi decidido que todas as escolas e creches do Agrupamento José Silvestre Ribeiro vão estar encerradas.

Foi ainda decidido fechar ao público as piscinas e o ginásio municipal, e o Espaço Cidadão.

Pampilhosa da Serra fecha escolas

As escolas estão encerradas no concelho da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra. O presidente da autarquia, Jorge Custódio, disse à agência Lusa que o concelho está praticamente sem comunicações e eletricidade na maior parte do território.

"Estamos com problemas terríveis, com muitas estradas intransitáveis e telhados de habitações levantados totalmente pelo vento", referiu.

O autarca falou de uma situação de "caos" pelo concelho, adiantando que os serviços municipais estão todos em ação no terreno, mas insuficientes para acudir a tantas ocorrências.

Câmara de Vila Nova de Poiares encerra escolas

As escolas do concelho de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, estão encerradas e há registo de danos no telhado de um estabelecimento de ensino na sequência da passagem da depressão Kristin.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Neves, disse à agência Lusa que, face ao corte de energia elétrica verificada ao início da manhã, a opção foi encerrar as escolas.

Com Lusa