Meteorologia

Família fica desalojada em Évora devido a inundação causada pela depressão Kristin

O temporal provocou também o corte de cinco vias no concelho, a queda de cerca de 25 árvores, falhas de energia elétrica em escolas e diversos danos em estruturas urbanas

Um casal e um filho menor ficaram hoje desalojados devido à inundação da casa onde vivem, em Évora, provocada pelo mau tempo que fustiga o país, revelou fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).

O coordenador municipal de Proteção Civil de Évora, Joaquim Piteira, indicou à agência Lusa que uma linha de água galgou as margens e inundou a habitação, numa quinta situada no Bairro das Espadas, na periferia da cidade.

Segundo a mesma fonte, o casal e o filho menor, cujas idades não soube precisar, estão a ser acompanhados pelo Serviço de Ação Social da câmara com vista a serem realojados temporariamente.

Joaquim Piteira disse que, neste concelho, o mau tempo provocou ainda inundações de vias, a queda de cerca de 25 árvores e de várias estruturas, como o toldo do parque de estacionamento de um supermercado, placares de publicidade e sinais de trânsito.

Às 10:00 de hoje, adiantou, estavam cinco vias cortadas no concelho, por estarem inundadas ou terem árvores caídas a impedirem a circulação rodoviária.

Estavam então cortados ao trânsito os caminhos municipais 1079 na Ponte de Valverde, 1094 junto ao Bairro de Almeirim, 1158 perto do lugar de Castelos, a Estrada Municipal 527 na zona do Bairro do Louredo e uma rua no Bairro da Comenda.

De acordo com o responsável, o SMPC de Évora, juntamente com os bombeiros e outros serviços, está a coordenar a remoção de árvores e outras intervenções de limpeza e a monitorizar o nível da água nas vias que estão inundadas.

Em Évora, também faltou energia elétrica em algumas zonas da cidade, afetando, pelo menos, o Jardim de Infância do Penedo de Ouro e as escolas básicas do Frei Aleixo e dos Canaviais, com as aulas a decorrerem, ainda assim, dentro da normalidade, segundo fonte da direção do Agrupamento de Escola André de Gouveia.

Distritos de Coimbra e Leiria são os mais afetados

A passagem da depressão Kristin pelo território português causou um morto em Povos, Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, após a queda de uma árvore em cima da viatura ligeira em que seguia, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Foi ainda confirmada pelas autoridades uma segunda vítima mortal, em Monte Real, distrito de Leiria.

Esta manhã, os efeitos da depressão Kristin ainda se fazem sentir nos distritos de Castelo Branco e Guarda, mas a situação tem tendência a melhorar, dado que a tempestade já está a chegar a Espanha, disse fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).