O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria pediu esta quarta-feira às pessoas para que não saiam de casa, sobretudo na zona da cidade de Leiria, dado que as ruas estão "praticamente todas intransitáveis".
Em declarações à agência Lusa pelas 06:20, Carlos Guerra aconselhou aos cidadãos para que, "neste tempo mais próximo, não saiam de casa, sobretudo na zona da cidade de Leiria".
"Estão as ruas praticamente todas intransitáveis, portanto, há necessidade ainda de proceder a muitos cortes de árvores, muitas limpezas de via e só para o estritamente necessário, só mesmo muito urgente, é que tentem circular com os veículos", afirmou.
Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse à Lusa que "a situação está a ser muito difícil no distrito de Leiria".
"Temos também uma situação no distrito de Leiria que ainda não temos toda informação, mas temos muitos danos no edificado, linhas telefónicas, linhas elétricas uma destruição muito grande", disse.
Segundo Paulo Santos, nas últimas horas a situação foi "muito gravosa" tendo sido registadas, entre as 00:00 e as 06:00, 655 ocorrências, com especial incidência no distrito de Lisboa, Península de Setúbal e na região Oeste.
Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias - Ingrid e Joseph -, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
