Torres Vedras
Torres Vedras
CARLOS BARROSO

Meteorologia

Depressão Kristin: cerca de 450 mil clientes sem energia, Pedrógão Grande apela ao uso racionado de água

A passagem da depressão Kristin deixou um rasto de destruição, causou cinco mortos e dezenas de desalojados. Entre a meia-noite e as 08:00 desta quinta-feira, a Proteção Civil registou 190 ocorrências, a maioria na região de Coimbra e Leiria. O presidente da câmara de Leiria já pediu ao Governo que decrete estado de calamidade. Muitas das localidades continuam sem luz e rede.

Todo o direto

Prejuízos em Penela ultrapassam os dois milhões de euros

Depressão Kristin: cerca de 450 mil clientes sem energia, Pedrógão Grande apela ao uso racionado de água

Lusa

Os prejuízos causados pela passagem da depressão Kristin no concelho de Penela poderão ultrapassar os dois milhões de euros, disse o presidente da Câmara à agência Lusa, sublinhando que a estimativa é "inicial e muito conservadora". "Os prejuízos no município ainda não consigo quantificar, mas arriscaria atirar com um valor superior a dois milhões de euros de prejuízos, por baixo. É uma previsão muito conservadora", afirmou Eduardo Nogueira Santos.

IL pressiona Governo a decretar calamidade em Leiria

A Iniciativa Liberal pressiona o Governo a decretar estado de calamidade no concelho de Leiria. André Abrantes Amaral, vice-presidente do partido, não compreende a hesitação do Executivo perante os estragos provocados pela depressão Kristin.

"Estamos isolados do mundo": autarca de Marinha Grande diz que situação é "caótica"

O presidente da Câmara da Marinha Grande diz que o cenário é "caótico". A população continua sem energia, água e comunicações. "Estamos isolados do mundo. Foi preciso virmos a Leiria para falarmos com a comunicação social", afirma o autarca Paulo Vicente, garantindo que "nunca houve na Marinha Grande uma destruição tão grande como esta".

Troços das Linhas do Norte, Beira Baixa, Oeste e Ramal de Alfarelos suspensos

Depressão Kristin: cerca de 450 mil clientes sem energia, Pedrógão Grande apela ao uso racionado de água

Lusa

A circulação em vários troços das Linhas do Norte, da Beira Baixa, do Oeste e no Ramal de Alfarelos, em Coimbra, estava hoje às 09:00 suspensa devido a problemas causados pelo mau tempo, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP). Em comunicado, a IP informa que está suspensa a circulação de comboios na Linha do Norte entre Fátima e Alfarelos, na Linha da Beira Baixa entre Ródão e Castelo Novo (Castelo Branco) e na Linha do Oeste entre Mafra e Amieira e entre Louriçal e Figueira da Foz. Está igualmente suspensa a circulação no Ramal de Alfarelos entre Alfarelos e a Figueira da Foz. O Ramal de Alfarelos une as estações de Alfarelos, na Linha do Norte, e a Bifurcação de Lares, na Linha do Oeste.

Escolas do concelho da Sertã fechadas por questões de segurança

Depressão Kristin: cerca de 450 mil clientes sem energia, Pedrógão Grande apela ao uso racionado de água

Lusa

As escolas do concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco, continuam fechadas por questões de segurança, anunciou a Câmara Municipal. "Após a situação vivida na madrugada de 28 de janeiro, registaram-se inúmeras ocorrências por todo o concelho, nomeadamente a queda de árvores, de postes de eletricidade de baixa e média tensão, e o destelhamento de diversos edifícios", referiu, em comunicado, o município da Sertã.