Meteorologia

“Leiria é paisagem, se fosse Lisboa estava tudo lá, estamos a sofrer muito”: momento tenso durante visita de Marcelo à região

Durante a visita a Leiria na tarde desta sexta-feira, o Presidente da República foi interpelado por dois cidadãos. Veja o momento.

Loading...

O Presidente da República está esta sexta-feira em Leiria a visitar as zonas afetadas pela depressão Kristin, acompanhado pela ministra da Administração Interna e pelo presidente da Câmara Municipal.

Durante uma visita ao terminal rodoviário, dois cidadãos interpelaram Marcelo Rebelo de Sousa.

“Leiria é paisagem, se fosse Lisboa estava tudo lá, estamos a sofrer muito”, disse o primeiro, apontando críticas à comunicação social, que acusou de só se deslocar à região por ocasião da visita do Presidente.

“Os votos são durante as eleições, não é por isto ser uma terra socialista que o PSD demora um tempão enorme para decretar estado de calamidade”, afirmou o segundo, lançando depois críticas à ministra da Administração Interna: “A senhora ministra não fala, evita. Leiria é cidade, não é política”.

Depressão Kristin deixa rasto de destruição

Caíram árvores e estruturas, milhares de casas ficaram sem luz e sem água, muitas escolas fecharam e estradas foram cortadas. Estes foram alguns dos efeitos da depressão Kristin em Portugal. Pelo menos cinco pessoas morreram.

Os estragos foram muitos de Norte a Sul do país. Porém, os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Há carros danificados, telhados arrancados, pessoas desalojadas, montras partidas, estruturas derrubadas e não só. As rajadas de vento estiveram próximas dos 180 km/h em alguns pontos do país.

Pelo menos cinco pessoas morreram devido à passagem da depressão Kristin em Portugal esta quarta-feira. Três em Leiria, uma em Vila Franca de Xira e uma na Marinha Grande.

Destas cinco vítimas, apenas quatro foram confirmadas pela Proteção Civil: as de Leiria e a de Vila Franca de Xira. A quinta vítima foi avançada pela Câmara da Marinha Grande.