Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve
Julio Cortez/AP

Meteorologia

Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve

Depois da passagem da tempestade Kristine, 69 concelhos mantêm-se em situação de calamidade pelo menos até dia 8 de fevereiro. Acompanhe aqui as principais notícias sobre as condições meteorológicas e avisos à população.

Todo o direto

Atrasos e supressões nas ligações fluviais entre Cacilhas e Lisboa

Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve

Lusa

As ligações fluviais da Transtejo, entre os distritos de Setúbal e Lisboa, estavam hoje, pelas 06:30, a sofrer atrasos e algumas supressões entre Cacilhas e o Cais do Sodré devido às condições meteorológicas e de mar adversas.

Segundo 'site' da Transtejo, hoje de manhã pelo menos duas ligações foram suprimidas entre Cacilhas e o Cais do Sodré e outras ligações estão com atrasos.

A empresa informa que por motivo de constrangimentos operacionais decorrentes das condições meteorológicas e de mar, "não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas" nas ligações Trafaria-Porto Brandão-Belém e Cacilhas-Cais do Sodré.

"Com o objetivo de minimizar o impacto de supressões e atrasos de carreiras, alguns navios iniciam viagem logo que seja alcançada a lotação máxima de passageiros embarcados, independentemente do horário previsto", refere a empresa, numa nota publicada às 06:05.

Seis pessoas realojadas após queda de grua na Figueira da Foz

Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve

Lusa

Seis pessoas tiveram de ser realojadas durante a noite após a queda de uma grua sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz. A ocorrência foi registada às 03:05 na Rua Bernardo Lopes. Fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra apontou que a grua caiu sobre cinco prédios, tendo sido necessário retirar os moradores e realojar seis pessoas. "As autoridades detetaram algumas deficiências nas infraestruturas e estão a ser tomadas medidas", disse a fonte.

Arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte

Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve

Lusa

O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso amarelo devido aos ventos fortes, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Num comunicado, o IPMA sublinhou a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento até 75 quilómetros por hora (km/h), que podem chegar aos 100 km/h nas regiões montanhosas. A costa norte da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo irão também estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, a partir das 06:00, sendo esperadas ondas de noroeste com entre quatro e cinco metros de altura. As ondas serão ainda maiores, com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima, a partir das 15:00, levando o IPMA a elevar para o aviso laranja na costa norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. No caso da costa sul da ilha da Madeira, será emitido o aviso amarelo para a agitação marítima, também às 15:00, devido a ondas com entre quatro e cinco metros de altura.

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

Chuva não dá tréguas, mas também há 10 distritos sob aviso devido à previsão de neve

Lusa

A circulação ferroviária na Linha do Norte no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava hoje pelas 06:00 suspensa devido a inundação na via, segundo a CP -- Comboios de Portugal.

Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma devido ao mau tempo nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinhho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa.

Proteção Civil regista pelo menos 119 ocorrências esta madrugada

Portugal continental registava, até às 05:00, 119 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com o mau tempo, sobretudo na região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal da Proteção Civil. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Internet, a maioria das ocorrências relacionava-se com queda de árvores e queda de estruturas, causadas pela ação do vento.

Neve e agitação marítima motivam avisos laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja para 13 distritos.

A agitação marítima deixa todos os distritos do litoral com o segundo aviso mais elevado da escala, enquanto a neve é responsável pelos avisos laranja em Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco pelo menos até às 21h00 de terça-feira.

Também Bragança e Aveiro estão sob aviso amarelo devido à previsão de neve.

Já os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo devido ao vento.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Há risco de cheias, inundações e derrocadas nos próximos dias

Loading...

Portugal enfrenta uma nova semana de mau tempo com chuva persistente durante 10 dias, especialmente intensa nas regiões Norte e Centro. Para enfrentar o temporal e definir um plano de preparação, a ministra da Administração Interna reuniu-se com a Comissão Nacional de Emergência e Proteção Civil.