Meteorologia

Com escolas destruídas e sem eletricidade, milhares de alunos continuam sem aulas em Leiria

A situação cria problemas adicionais para os encarregados de educação, que não têm onde deixar as crianças, além das preocupações com possíveis atrasos nas aprendizagens.

Loading...

Cerca de 15 mil alunos continuam sem aulas na zona de Leiria. Pelo menos 150 escolas ficaram completamente destruídas pela tempestade Kristin. As aulas online também não são uma hipótese porque, na maioria das casas, ainda não há eletricidade nem comunicações.

Pelos vistos, foi uma tentativa sem sucesso. Milhares de alunos estão sem conseguir ir às aulas há quatro dias.

Por onde passou, a tempestade Kristin deixou muitos estragos. Por causa do vento intenso e da chuva forte, há muitas estruturas que não resistiram.

Há casas e edifícios que ficaram totalmente destruídos. As escolas não foram exceção. À Rádio Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Leiria garante que, neste momento, há 15 mil alunos sem aulas.

Há registo de danos graves em pelo menos 150 estabelecimentos de ensino.

As aulas online ainda não são uma possibilidade porque a maioria das casas não tem nem eletricidade nem comunicações, o que significa que não há acesso à Internet.

Os portões fechados traduzem-se num problema para os encarregados de educação. Além do possível atraso nas aprendizagens, não têm onde deixar as crianças.

A autarquia considera que retomar a atividade letiva em breve será impossível e acredita que as escolas vão ficar mais dias encerradas.