Meteorologia

Depressão Leonardo: “Ainda não entrámos na parte verdadeiramente desafiante desta tempestade”

Duarte Costa, especialista em alterações climáticas, alertou esta noite na SIC Notícias que os níveis de chuva que se registam ao início da madrugada na maior parte do país ainda não são “os mais preocupantes”.

Loading...

A depressão Leonardo já está a afetar Portugal e é expectável que traga em 24 horas a chuva equivalente a três dias de inverno. Ao início desta madrugada, já há registo de inundações em várias zonas do país.

Em entrevista à SIC Notícias, Duarte Costa, especialista em alterações climáticas, alertou, no entanto, que os níveis de chuva que se registam ao início da madrugada ainda não são “os mais preocupantes”.

“Ousaria dizer que ainda não começou a chover”, afirmou.

O especialista diz que é “verdadeiramente importante” pedir às pessoas que evitem todas as deslocações desnecessárias e que consideram “seriamente” a opção de teletrabalho, pelo menos nos próximos dias.

“Vai haver centenas ou milhares de ocorrências (...). Não precisamos, perante estas situações de risco, que pessoas que podem fazer teletrabalho se desloquem. Não é preciso o Estado declarar obrigatoriedade, as empresas já o podem fazer de forma voluntária”, sublinhou.

cinco distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento fortes: Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Também toda a costa está ‘laranja’, por causa da agitação marítima.

A depressão Leonardo vai atingir primeiro a região do Baixo Alentejo e do Algarve. A partir desta quarta-feira deve estender-se ao resto do país.