A depressão Leonardo já está a afetar Portugal. Há cinco distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento fortes, e a costa está sob aviso laranja pela agitação marítima.
Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro são os cinco distritos sob aviso amarelo por causa da chuva e vento fortes. Rajadas que podem chegar aos 100 km/h nas terras altas.
Também toda a costa está ‘laranja’, por causa da agitação marítima.
“Os próximos dias vão ser de chuva persistente a forte. Há um acumulado ao longo dos dias preocupante. A maior preocupação é a situação hidrológica: os rios estão cheios e os solos saturados. Há muita dificuldade em escoar tanta água que aí vem”, alerta Duarte Costa, especialista em alterações climáticas.
A depressão Leonardo vai atingir primeiro a região do Baixo Alentejo e do Algarve. A partir desta quarta-feira deve estender-se ao resto do país. A Proteção Civil já avançou medidas preventivas.
“O plano de emergência nacional foi ativado ontem e temos 72 planos municipais e quatro distritais”, garantiu Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil.
Está previsto que a depressão Leonardo traga em 24 horas a chuva equivalente a três dias de inverno.
A GNR emitiu um conjunto de recomendações, entre as quais a preparação de um kit de emergência para 72 horas. O objetivo é proteger a população e evitar consequências semelhantes às registadas na tempestade Kristin.