Mundo

Federação garante que atletas portugueses saíram ilesos das explosões de Boston

A Federação Portuguesa de Atletismo informou  hoje que, além de Dulce Félix, os atletas Ana Dulce e Sérgio Costa saíram  ilesos das duas "grandes explosões" na maratona de Boston horas após os  primeiros desportistas cortarem a meta. 

© Dominick Reuter / Reuters

"Dos 16 portugueses em prova, neste momento só conseguimos confirmar  que a Ana Dulce e toda a comitiva portuguesa que acompanha os atletas de  elite: Hugo Sousa, Sílvia Martins e Maria do Sameiro Araújo estão em segurança.  Vamos ser pacientes e aguardar pelas informações oficiais das forças de  segurança", refere a federação de atletismo na sua conta de facebook. Entretanto, um amigo de Sérgio Costa também testemunhou na mesma rede  social, na página da federação, que o atleta está bem. 

Quanto a Dulce Félix, nona na maratona de hoje, que chegou a liderar,  o seu representante, Hugo Miguel Sousa, atualizou rapidamente o seu estado  na rede social, sossegando todos os que se preocupam com o bem-estar da  atleta. 

As imagens das televisões em direto do local da prova mostram cenas  de pânico, com as destroços a cobrirem as ruas e feridos a serem levados  em macas. Segundo informações da polícia de Boston, pelo menos duas pessoas morreram  e cem ficaram feridas nas duas explosões registadas no final da maratona.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, foi entretanto informado  e ordenou a "resposta necessária" ao incidente no popular acontecimento  desportivo da cidade no Estado do Massachusetts. 

As autoridades ainda não se pronunciaram sobre a origem das explosões,  no que a cadeia de televisão CNN descreve como um incidente "aparentemente  bombista". 

     

Lusa