Mundo

Milhares de japoneses ajudam a reflorestar costa de Fukushima após tsunami

Cerca de 3.000 voluntários japoneses começaram hoje os trabalhos de plantação de 20 mil árvores na costa de Fukushima, arrasada pelo tsunami de 2011, informou a cadeia pública NHK.

© Carlos Barria / Reuters

A reflorestação começou com uma cerimónia em memória das vítimas na  cidade de Minamisoma, localidade próxima da central nuclear de Fukushima  que viu a sua população diminuir 35 % depois do tsunami, e contou com a  participação de famosos como alguns membros do popular grupo de música pop  AKB48. 

O tsunami destruiu cerca de 230 quilómetros de costa do nordeste do  Japão e destruiu mais de 3.600 hectares de bosques, que antes da tragédia  serviam de barreira natural entre o mar e as localidades costeiras. 

Os voluntários, divididos em dois grandes grupos, começaram a plantar  pequenas árvores na costa, a cerca de 200 metros do mar, numa área onde  está a ser construído um muro como proteção adicional, segundo a NHK. 

Para a construção do muro de proteção, a Câmara Municipal de Minamisoma  utiliza toneladas de escombros como madeira e partes de casas e edifícios  arrasados pelo tsunami, que causou cerca de 18.500 mortos. 

As árvores que estão a ser plantadas na costa de Fukushima deverão atingir  dez metros de altura em cerca de dez anos. 

Na província de Miyagi, que também foi afetada pelo tsunami de março  de 2011, planeia-se a plantação de cerca de 500 mil sementes de pinheiro  negro japonês na costa para proteger a zona e transformar a terra estéril  em campos férteis de cultivo.