Mundo

Nobel da Paz será atribuído à Organização para a Interdição das Armas Químicas, avança televisão norueguesa

A televisão pública norueguesa NRK noticia que o Nobel da Paz vai ser atribuído à Organização para a Interdição das Armas Químicas, que tem atualmente em mãos a destruição do arsenal sírio. O anúncio oficial do vencedor do galardão está marcado para as 10:00.

O atual diretor-geral da Organização para a Interdição das Armas Químicas, Ahmet Uzumcu (Reuters/Arquivo)
© United Photos / Reuters

Com sede em Haia, a Organização para a Interdição das Armas Químicas foi criada em 1997 e tem como finalidade garantir que a Convenção de Armas Químicas seja cumprida. Desconhecida do grande público, é uma organização independente e tem agora, numa missão conjunta com a ONU, a missão de monitorizar a destruição do arsenal químico na Síria.

O Nobel da Paz, a distinção que gera mais especulação,  é hoje anunciado em Oslo, Noruega. A jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o médico congolês Denis Mukwege eram apontados como favoritos.