Mundo

Senador norte-americano John McCain desloca-se à Ucrânia no fim de semana

O senador republicano e antigo candidato  presidencial norte-americano John McCain vai estar hoje e no domingo na  capital ucraniana, confirmou na sexta-feira o seu porta-voz. 

© Jonathan Ernst / Reuters

Estão previstas novas manifestações contra o Governo ucraniano no fim  de semana. 

"O senador McCain está a viajar para Kiev para se encontrar com responsáveis  do Governo, da oposição e da sociedade civil no momento em que trabalham  para determinar o futuro do país", indicou o seu porta-voz, Brian Rogers.

No domingo, o senador democrata Chris Murphy vai juntar-se a John McCain,  confirmou o porta-voz. 

John McCain condenou veementemente o poder ucraniano no conflito que  o opõe, há mais de três semanas, aos manifestantes pró-europeus. 

Os Estados Unidos são claramente solidários com a oposição ucraniana.  Washington chegou esta semana a ameaçar com sanções contra o poder do Presidente  Viktor Ianoukovitch, depois de uma investida da polícia contra manifestantes.

A secretária de Estado adjunta norte-americana, Victoria Nuland, esteve  também em Kiev esta semana. Após um encontro com o Presidente Viktor Ianukovich,  a secretária de Estado adjunta norte-americana considerou "totalmente inadmissível"  a intervenção policial e a repressão dos protestos, e apelou o país a "salvar  o seu futuro europeu". Victoria Nuland esteve também com manifestantes em  Kiev.  

Os manifestantes da oposição ucraniana contestam desde finais de novembro  a decisão do governo de renunciar a um acordo de associação em preparação  com a UE, que incluía um empréstimo do FMI, optando por reforçar os laços  com Moscovo.  

Lusa