Mundo

Obama afirma que revelações de Snowden causaram "estragos desnecessários" aos EUA

As revelações sobre as práticas de espionagem  nos EUA, feitas pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA,  na sigla em Inglês) Edward Snowden causaram "estragos desnecessários" à  capacidade de recolha de informação pelos EUA, disse hoje Barack Obama.

© Maxim Shemetov / Reuters

Durante uma conferência de imprensa sobre a atualidade norte-americana  e internacional, antes de partir para celebrar o Natal no Havai, o Presidente  dos EUA recusou-se a comentar a possibilidade de amnistiar ou perdoar Snowden,  que se encontra asilado na Federação Russa. 

Aos jornalistas, Obama disse também que os congressistas norte-americanos  não deveriam impor mais sanções ao Irão, avisando que isso poderia fazer  descarrilar os esforços diplomáticos para conter o programa nuclear de Teerão.

Obama considerou ainda os problemas no lançamento do sítio na internet  para a contratação de novos seguros de saúde representaram o pior dos erros  cometidos pelo seu governo em 2013. 

Durante a sessão, Obama, que manteve um tom otimista e descontraído,  afirmou que cada dia que passa é uma nova oportunidade para fazer melhor  as coisas: "Estou certo de que terei melhores ideias depois de uns dias  de sol e sono". 

Nesta linha, Obama respondeu com ironia, quando um dos jornalistas lhe  perguntou pelo seu desejo de Ano Novo: "Ser mais amável com a imprensa da  Casa Branca." 

 

     

 

Lusa