Mundo

Relatório revela que a NSA recolhe quase 200 de SMS por dia em todo o mundo

A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana  recolheu quase 200 milhões de mensagens telefónicas escritas (SMS) por dia  em todo o mundo, segundo um relatório hoje divulgado. 

(Reuters)
© Kai Pfaffenbach / Reuters

O "The Guardian" e o "Channel 4 News" noticiaram hoje, citando documentos  transmitidos pelo antigo consultor informático da NSA Edward Snowden, exilado  na Rússia, que a NSA usou SMS para recolher informação sobre a localização,  contactos e detalhes dos cartões de crédito dos utilizadores. 

Segundo o relatório, os espiões britânicos tiveram acesso, através da  NSA, aos metadados recolhidos (ou seja, a informação sobre as mensagem,  mas não ao seu conteúdo) -- através dos SMS dos cidadãos britânicos. 

Os ficheiros secretos referem que o programa, denominado 'Dishfire',  tem "praticamente tudo o que pode ter", reportaram o "The Guardian" e o  "Channel 4 News". 

Estes ficheiros recolhem e analisam as SMS, como os alertas de chamadas  perdidas ou as mensagens enviadas aos utilizadores para os informações da  cobrança em 'roaming', conseguindo também identificar os números dos cartões  de crédito através das mensagens enviadas pelos bancos. 

Lusa