Mundo

Segundo carregamento de agentes químicos retirado da Síria

O segundo carregamento de agentes químicos  foi hoje retirado da Síria para ser destruído, ao abrigo de um acordo estabelecido  com o regime de Damasco, indicou a missão conjunta ONU - Organização para  a Proibição das Armas Químicas.  

Reuters
© George Ourfalian / Reuters

"Hoje, realizou-se um carregamento de material de armamento químico  militar da Síria. (a carga) Foi verificada pela missão conjunta antes de  embarcar no porto de Lattaquié (principal porto da Síria) para ser transportada  em navios de carga da Dinamarca e da Noruega", referiu um comunicado assinado  pelas duas organizações.  

A mesma nota informativa precisou que os navios foram escoltados por  navios da China, Dinamarca, Noruega e Rússia. "A missão conjunta conta com a Síria para prosseguir com os seus esforços  para retirar completamente as armas químicas de forma segura e dentro do  prazo, em conformidade com as decisões do conselho executivo da Organização  para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e as resoluções da ONU", acrescentou  o comunicado. 

O primeiro carregamento de agentes químicos saiu do território sírio  no passado dia 07 de janeiro. O transporte dos agentes químicos para fora do território sírio é a  primeira etapa do plano de desmantelamento do arsenal do regime de Damasco,  processo que foi negociado entre os Estados Unidos e a Rússia. 

De acordo com resolução 2118 do Conselho de Segurança da ONU, adotada  em setembro último, a totalidade do arsenal químico deve ser destruída até  30 de junho. 

 

     

 

Lusa