Mundo

Merkel diz que EUA e União Europeia perseguem os "mesmos objetivos" na Ucrânia

A chanceler alemã, hngela Merkel, insistiu  hoje que os Estados Unidos e a União Europeia perseguem os "mesmos objetivos"  na Ucrânia, apesar da recente posição controversa de uma alta diplomata  dos Estados Unidos. 

© Tobias Schwarz / Reuters

Após a convenção do seu partido, que acordou o programa para as eleições  europeias, Merkel disse numa conferência de imprensa em Erfurt (Centro da  Alemanha) que os Estados Unidos e a União Europeia defendem que na Ucrânia  se avance de "forma pacífica" para "uma maior democracia". 

A líder do Governo alemão disse ainda que a União Europeia (UE) "não  pode excluir  1/8nas negociações sobre a Ucrânia 3/8 um aliado como os Estados  Unidos" e evitou valorizar as "palavras obscenas" que a adjunta dos Estados  Unidos para os Assuntos Europeus, Vitória Nuland, disse numa conversa privada  realizada através da Internet. 

As declarações de Merkel visaram por fim a uma discussão em que Nuland  se mostrou a favor de resolver apenas com as Nações Unidas a crise na Ucrânia,  deixando de lado a União Europeia. 

O vice-porta-voz do Governo alemão, Christiane Wirtz, disse na sexta-feira  que o comentário da responsável norte-americana era "totalmente inaceitável".

Para a chanceler alemã, se a União Europeia e os Estados Unidos têm  divergências terão que "falar abertamente". 

No discurso que realizou hoje Merkel preferiu centrar-se na necessidade  de encontrar uma "solução pacífica" para a crise ucraniana e assegurou que  a Alemanha e a UE estão a trabalhar nesta direção e com todas as partes  envolvidas, tanto com a oposição pró-europeia como com o presidente da ucrânia,  Víktor Yanukóvich. 

Lusa