Mundo

Angela Merkel aceita demissão do ministro da Agricultura e elogia o seu "comportamento político"

A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou hoje  a demissão do ministro da Agricultura, Hans Peter Friedrich, e elogiou o  seu "comportamento político" ao "privilegiar o interesse geral em relação  aos seus interesses pessoais". 

Reuters
© Tobias Schwarz / Reuters

Friedrich, da União Social-Cristã (CSU) da Baviera, apresentou hoje  a demissão depois de admitir que, em outubro, quando era ministro do Interior,  avisou o líder do Partido Social Democrata (SPD), Sigmar Gabriel, de que  um dos seus deputados, Sebastian Edathy, constava de uma lista de suspeitos  numa investigação internacional sobre pornografia infantil. 

Numa breve declaração à imprensa, Angela Merkel destacou o bom trabalho  realizado pelo ministro na pasta do Interior, citando a reforma dos serviços  secretos e das forças de segurança, e elogiou o seu "comportamento político". A chanceler disse ter comunicado a demissão ao presidente, Joachim Gauck,  e que cabe agora à CSU propor um novo ministro da Agricultura. 

Ao anunciar a demissão, hoje à tarde, Friedrich reiterou considerar  que agiu "legal e politicamente bem". O ministro foi fortemente criticado por violar o segredo de justiça  com fins políticos, dado que, na altura dos factos, decorria o processo  para a formação de uma "grande coligação" entre a União Democrática-Cristã  (CDU) de Merkel, o SPD e a CSU. 

 

     

 

Lusa