O tubarão - uma fêmea com idade estimada em 30 anos -, foi localizado a mais de 400 quilómetros do sudoeste da cidade de Perth, segundo o portal de notícias "WAtoday".
Funcionários do Ministério da Pesca do Estado da Austrália Ocidental levaram cerca de duas horas e meia para introduzir um dispositivo de mapeamento, utilizado para ajudar a identificar os tubarões, no animal que mordeu um anzol no domingo, perto da ilha de Mistaken.
O chefe do projeto da Rede de Monitorização de Tubarões, Mark Kleeman, destacou as potenciais descobertas que poderão realizar-se na próxima década com o acompanhamento da fêmea.
Na Austrália foram etiquetados até ao momento cerca de 30 tubarões brancos como parte de um projeto científico para entender os seus movimentos e melhorar a segurança nas praias da Austrália Ocidental.
O governo deste estado implementou medidas para sacrificar os exemplares de mais de três metros nas zonas costeiras perto de Perth, a capital da Austrália Ocidental, o que motivou protestos de ecologistas e defensores dos animais.
Na Austrália, cerca de 200 pessoas morreram desde 1971 na sequência de ataques de tubarões.
Lusa