Mundo

Reis de Espanha expressam solidariedade para com as vítimas do terrorismo

Felipe VI manifestou hoje às vítimas do terrorismo  que ele e a rainha Letizia estarão sempre do seu lado e que nunca esquecerão  a dor e o sofrimento.  

© Andrea Comas / Reuters

O novo rei de Espanha expressou ainda a sua admiração pela força moral  demonstrada pelas vítimas do terrorismo em superar a tragédia e em não guardarem  sentimentos de vingança. 

Felipe e Letizia participaram no primeiro ato oficial como Reis de Espanha  ao expressarem o seu apoio a mais de 40 representantes de associações e  fundações de vítimas do terrorismo, num encontro realizado no Palácio Zurbano,  em Madrid, e que contou ainda com a presença do ministro do Interior, Jorge  Fernandez Diaz. 

Familiares de vítimas da ETA, GRAPO e dos atentatos de 11 de março e  da violência no Iraque e Afeganistão participaram neste encontro em que  os reis de Espanha e os convidados guardaram um minuto de silêncio em memória  de todos os que perderam a vida devido à violência do terrorismo. 

Entre os presentes na cerimónia estiveram os dois filhos do casal Barral  Pérez, assassinado num atentado ocorrido perto das Portas do Sol, em 1974  e o empresário Publio Cordón, sequestrado pelos GRAPO e o padre do sargento  António Bernal, assassinado no Iraque, entre outras vítimas do terrorismo  dentro e fora de Espanha. 

Também pessoas que viram as suas afetadas pelos atentados de 11 de Março  marcaram presença no encontro, entregando petições e manifestando as suas  preocupações e inquietações aos reis de Espanha. 

A iniciativa teve ainda a participação da presidente da Fundação das  Vítimas do Terrorismo, Mari Mar Blanco, que agradeceu o interesse demonstrado  pelos novos reis de Espanha e lembrou que mais de 300 assassínios causados  pela ETA continuam por resolver. 

Lusa