Mundo

General norte-americano John Allen vai liderar coligação contra Estado Islâmico

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou, este sábado, que o general na reserva John Allen vai coordenar a coligação internacional contra os extremistas do Estado Islâmico (EI).

© Mohammad Ismail / Reuters

O general "ajudará a construir e a manter a coligação para que possa  operar através de múltiplas linhas" de ação para enfraquecer e destruir  o EI, disse John Kerry, citado em comunicado oficial. 

O seu "número dois" será o subsecretário adjunto Brett McGurk, que foi  assessor e conselheiro de Estado para os assuntos iraquianos. 

Ambos iniciam funções "imediatamente", afirmou o chefe da diplomacia  norte-americana, em viagem pelo Médio e Oriente e pela Europa para recolher  apoios internacionais para a formação de uma aliança para combater os extremistas  do EI. 

John Allen, com uma destacada carreira militar, desempenhou, entre outras  funções, a de comandante das forças da NATO no Afeganistão e teve um papel  considerado importante durante a guerra no Iraque como subcomandante na  província de Anbar.  

O general, que passou à reserva em fevereiro de 2013, também delineou  um plano de segurança para a Faixa de Gaza durante a tentativa fracassada  de John Kerry de alcançar um acordo de paz entre israelitas e palestinianos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou esta semana,  num discurso à nação, a estratégia militar dos Estados Unidos para "destruir"  o EI que prevê, entre outros, o estabelecimento de uma coligação internacional,  a qual se espera que ganhe forma a tempo da próxima Assembleia-Geral das  Nações Unidas prevista para o final do corrente mês.  

LUSA