Descobertos dois exoplanetas parecidos com a Terra
Dois novos exoplanetas que podem ser "gémeos" da Terra foram descobertos na órbita da sua estrela, numa zona "nem muito quente, nem muito fria", ou seja, com pontencialidade para existir água em estado líquido, logo, existir vida, anunciou a NASA.
HARVARD-SMITHSONIAN CENTER FOR ASTROPHYSICS DAVID A AGUILAR
A partir das observações feitas com o observatório astronómico Kepler, os astrónomos descobriram um total de oito planetas com tamanho semelhante à Terra, dois dos quais com as condições para a existência de vida.
"A maioria destes oito planetas tem uma boa probabilidade de ser rochoso como a Terra e de se situar em zona habitável", disse um dos autores da descoberta, Guillermo Torres, do centro de astrofísica de Harvard (CfA), citado pela agência France Press.
Os dois planetas que são mais parecidos com a Terra são Kepler-438b e Kepler-442b. Orbitam em redor de estrelas vermelhas anãs, mais pequenas e menos quentes que o nosso Sol. Estão, respectivamente, a 470 e 1100 anos-luz da Terra - um ano-luz equivale a cerca de 9.461 mil milhões de quilómetros. Kepler-438b dá a volta à sua estrela em 35 dias enquanto Kepler-442b demora 112 dias.
Lançado em 2009, o telescópio espacial Kepler tem como missão investigar mais de 150 mil estrelas à procura de planetas fora do nosso sistema solar. No total encontrou 4175 com pontencialidade para albergar vida.