Mundo

Encontrada sonda em Marte desaparecida há 11 anos

A agência espacial britânica anunciou que encontrou "intacta" a Beagle 2, uma sonda dada como perdida em Marte, pouco depois do seu lançamento, no dia de Natal de 2003.

ESA
É o fim de um mistério com mais 11 anos. A sonda Beagle 2 não dava "sinais de vida" desde que se separou da nave-mãe, no âmbito da missão europeia da ESA Mars Express. Nunca foi conseguido um contacto via rádio e as buscas feitas tanto pela Mars Express como pela Mars Odyssey da NASA foram infrutíferas pelo que a sonda foi dada como desaparecida em Fevereiro de 2004.

Em fotografias tiradas recentemente pela Mars Reconnaissance Orbiter da NASA a sonda britânica foi detectada. Nas imagens percebe-se que o sistema de painéis solares não se abriu completamente, a explicação para que o sistema de comunicação não tenha funcionado.

"A Beagle 2 já não está perdida", anunciou hoje em conferência de imprensa o responsável da agência espacial britânica, David Parker. Esta descoberta revela assim que a sonda não se destruiu no impacto no solo marciano.

"Foi um falhanço mas não foi um falhanço total. Ao menos houve uma aterragem em Marte", congratulou-se o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, em declarações à AFP.