Em janeiro de 2015, a sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter encontrou a Beagle 2, que não dava "sinais de vida" desde que se separou da nave-mãe, no âmbito da missão europeia da ESA Mars Express. Nunca foi conseguido um contacto via rádio e as buscas feitas tanto pela Mars Express como pela Mars Odyssey da NASA foram infrutíferas pelo que a sonda foi dada como desaparecida em fevereiro de 2004.
Na altura, a explicação dada para que a sonda não comunicasse foi o não funcionamento dos painéis solares que lhe forneceriam a energia.
Mas agora chegou-se à conclusão que pelo menos três dos quatro painéis solares - se não mesmo os quatro - funcionaram quando a sonda chegou a solo marciano.
Afinal "parece que não cometemos assim tantos erros", disse ao The Guardian o antigo responsável pela missão, Mark Sims, atualmente professor de astrobiologia e ciência espacial da Universidade de Leicester, Grã-Bretanha.
Mas a razão para a Beagle 2 não ter comunicado com a Terra continua por responder. Se o quarto painel solar não se desdobrou, então há pelo menos essa explicação - estaria a bloquear a antena. Mas se os quatro painéis solares se desdobraram, o mistério adensa-se. "Pode ter sido um problema no sistema elétrico, um cabo partido, várias coisas. Suspeito que nunca saberemos a razão exata", confessou o especialista.