Mundo

Sonda desaparecida em Marte há quase 13 anos afinal esteve "muito perto do sucesso"

A sonda britânica Beagle 2 foi dada como perdida em Marte, pouco depois do seu lançamento, no dia de Natal de 2003. Cerca de 11 anos depois foi detetada intacta no solo marciano pela NASA. Agora os investigadores acreditam que a sonda não só não se despenhou como até terá sido melhor sucedida que o que até agora se acreditava. Mas porque não chegou a comunicar com a Terra permanece ainda um mistério.

Sonda desaparecida em Marte há quase 13 anos afinal esteve "muito perto do sucesso"
ESA

Em janeiro de 2015, a sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter encontrou a Beagle 2, que não dava "sinais de vida" desde que se separou da nave-mãe, no âmbito da missão europeia da ESA Mars Express. Nunca foi conseguido um contacto via rádio e as buscas feitas tanto pela Mars Express como pela Mars Odyssey da NASA foram infrutíferas pelo que a sonda foi dada como desaparecida em fevereiro de 2004.

Na altura, a explicação dada para que a sonda não comunicasse foi o não funcionamento dos painéis solares que lhe forneceriam a energia.

Mas agora chegou-se à conclusão que pelo menos três dos quatro painéis solares - se não mesmo os quatro - funcionaram quando a sonda chegou a solo marciano.

Afinal "parece que não cometemos assim tantos erros", disse ao The Guardian o antigo responsável pela missão, Mark Sims, atualmente professor de astrobiologia e ciência espacial da Universidade de Leicester, Grã-Bretanha.

Mas a razão para a Beagle 2 não ter comunicado com a Terra continua por responder. Se o quarto painel solar não se desdobrou, então há pelo menos essa explicação - estaria a bloquear a antena. Mas se os quatro painéis solares se desdobraram, o mistério adensa-se. "Pode ter sido um problema no sistema elétrico, um cabo partido, várias coisas. Suspeito que nunca saberemos a razão exata", confessou o especialista.