Papa criticado por defender pais que "corrigem com firmeza"
O Papa Francisco está a ser criticado na Alemanha por um comentário que fez na habitual audiência das quartas-feiras, na qual descreveu um bom pai como aquele que sabe perdoar, mas que também sabe "corrigir com firmeza".
© Max Rossi / Reuters
"Uma vez, num encontro com casais casados, ouvi um pai dizer que às vezes tem de dar uma palmada nas crianças, mas nunca na cara para não os humilhar", disse o Papa, acrescentando: "Que bonito! Ele sabe o senso da dignidade! Tem de punir as crianças mas fá-lo com dignidade e pronto", escreve a agência AFP, notando que este comentário não fez ondas em Itália, mas foi fortemente criticado na Alemanha, um dos países onde qualquer forma de punição corporal é proibida.
"Não há maneira de bater nas crianças com dignidade", criticou a ministra da Família, Manuela Schwesig, numa entrevista que será publicada no sábado pelo Die Welt.
A Associação Alemã de Apoio à Criança também reagiu, pedindo ao Papa para corrigir o alegado erro: "Este Papa é particularmente humano, mas qualquer pessoa pode cometer um erro. Ao sugerir que não faz mal bater numa criança desde que isso seja feito com dignidade, o Papa falha completamente o ponto", diz a associação.
O líder do Catolicismo também está sob críticas de Peter Saunders, um membro do painel para a proteção da criança, criado precisamente pelo Papa Francisco: "Acho que é uma coisa enviesada de se dizer e estou surpreendido que ele tenha disto isso, embora ele às vezes diga uns disparates", disse Saunders ao jornal britânico Daily Telegraph.
Lusa