Mundo

Ártico está a entrar numa "nova era" com as alterações climáticas

As alterações no Oceano Ártico estão a ser tão profundas que toda a região está a entrar numa "nova era", afirmam cientistas noruegueses.

© Staff Photographer / Reuters
Imagem de satélite tirada a 17 de Setembro de 2014. A linha vermelha representa o limite que da área gelada entre 1981 e 2010.
© NASA NASA / Reuters
Uma mudança na camada de gelo permanente em que a camada mais fina desaparece no Verão tem grandes implicações no ambiente. São estas alterações que uma equipa de cientistas do  Instituto Polar Norueguês quer determinar.

A bordo do navio científico "Lance", a equipa chegou a cerca de 800 km do Polo Norte nos meses mais frios do Inverno. Segundo explicou o diretor do Instituto Jan-Gunnar Winther à BBC, é medindo o que se passa com o gelo durante o Inverno que se podem tirar conclusões e definir cenários futuros.

"Não temos quase dados nenhuns sobre o Oceano Ártico no Inverno - com algumas excepções - por isso esta informação é muito importatnte para percebermos o processo quando o gelo está a congelar no início do Inverno e também aqui estaremos quando começar a derreter no Verão", disse Jan-Gunnar Winther.

Por isso, recolher dados de como está o gelo agora vai ajudar a melhorar os modelos climáticos o que, por sua vez, ajudará a fazer melhor as projecções sobre as alterações climáticas.

Esta investigação norueguesa surge na sequência da divulgação dos resultados de cientistas norte-americanos de que a superfície gelada do Oceano Ártico no Inverno 2014/2015 registou a 25 de fevereiro um  mínimo histórico.