No referendo de hoje, os irlandeses terão de responder se aceitam que um "casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".
Em caso de aprovação, a Irlanda torna-se no primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através de uma consulta pública.
Em julho de 2010, a República da Irlanda ratificou a lei das relações civis, que concede o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo que vivem em união de facto.
Em outros países europeus, como é o caso da Alemanha, as autoridades anunciaram que pretendem aumentar os direitos dos casais homossexuais, descartando, no entanto, uma eventual equiparação com os casais heterossexuais, incluindo a questão do casamento.
Até à data, 18 países no mundo, incluindo Portugal, legalizaram o matrimónio civil entre pessoas do mesmo sexo.
A Assembleia da República aprovou a 08 de janeiro de 2010 o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, com exclusão da adoção. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal entrou em vigor a 05 de junho do mesmo ano, tendo ocorrido o primeiro no dia 07 de junho.
Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Islândia, Argentina, Dinamarca, França, Brasil, Uruguai, Nova Zelândia, Reino Unido, Luxemburgo e Finlândia são os restantes países que integram esta lista.
Lusa