Segundo o diretor de operações da Trigana Air, Beni Sumaryanto, o avião contactou a torre de controlo de Oksibil (província de Papua) a pedir para descer e a companhia enviou uma aeronave para o local para procurar o avião.
O ATR 42 da Trigana Air perdeu o contacto um pouco antes das 15:00 locais (06:00 TMG e 07:00 em Lisboa), depois de descolar do aeroporto regional de Sentani, que serve a localidade de Jayapura, na província de Papua (sudeste da Indonésia), noticiou a agência de socorro e resgate, numa mensagem na rede social Twitter.
"O tempo estava muito mau e como não conseguia encontrá-lo a aeronave regressou a Sentani", referiu Beni Sumaryanto.
"Oksibil é uma área montanhosa onde as condições climatéricas são muito imprevisíveis. De repente, podem surgir nevoeiro, escuridão e ventos fortes sem estarem previstos", acrescentou.
Segundo o diretor de operações da Trigana Air, suspeita-se de que o incidente se terá devido "a condições climatéricas adversas e não a excesso de lotação, já que o avião podia levar 50 passageiros".
O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem prevista em Oksibil para pouco depois das 15:00 locais. A aeronave deixou Jayapura cerca de meia hora antes de ser dada como desaparecida.
O gabinete do ministro dos Transportes já confirmou à France-Presse a perda de contacto com o avião: "Não temos a certeza do que aconteceu ao avião e estamos em contacto com as autoridades locais. [...] O tempo costuma ser muito mau naquela zona, com muitas nuvens. A área é montanhosa", disse um porta-voz.
A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia.
Pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua e o mau tempo já provocou vários acidentes nos últimos anos.
Lusa