"Devemos erradicar, sem falta, a propensão para importar e estabelecer um fim definitivo" das importações, afirmou Kim, citado pela agência de notícias KCNA, num relatório sobre a sua recente visita a uma fábrica de veículos industriais e maquinaria agrícola.
O líder norte-coreano manifestou a sua aposta pela total autossuficiência do país, após observar o funcionamento "altamente eficiente" dos tratores, autocarros e camiões de fabrico local, segundo a agência.
Trata-se da primeira visita 'in loco' de Kim Jong-un desde o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realizado em 36 anos, que terminou na segunda-feira com uma mensagem de continuidade na sua política "byeongjin" de dar prioridade, simultaneamente, ao desenvolvimento económico e de armas nucleares.
A declaração de intenções de Kim Jong-un de acabar com as importações e de depender plenamente da produção interna tem lugar numa altura marcada por um forte isolamento do regime após duras sanções comerciais impostas pela comunidade internacional.
Lusa