Mundo

Governo do Peru fala de alteração constitucional e democrática na Venezuela

O Peru emitiu este domingo um comunicado no qual diz que na Venezuela houve uma alteração constitucional e democrática e expressa apoio às gestões do Vaticano para facilitar um diálogo entre o Governo do Presidente Nicolás Maduro e a oposição.

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela
Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela
© Marco Bello / Reuters

"O Governo do Peru, sem pretender interferir nos assuntos internos de um país irmão, considera que na Venezuela se gerou uma alteração de ordem democrática e constitucional que viola os princípios da Carta Democrática Interamericana (da Organização de Estados Americanos)", afirma.

O documento, divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores do Peru, explica que a Carta Democrática Interamericana "identifica como elementos essenciais a democracia representativa, o exercício do poder com sujeição ao Estado de Direito e à separação e independência dos poderes".

"O restabelecimento do Estado de Direito envolve a participação, em liberdade, de todos os atores políticos e sociais venezuelanos, para o que é necessário que o Governo e a oposição consigam acordos precisos com o propósito de restaurar a ordem democrática, com prazos e objetivos definidos", sublinha.

O documento termina frisando que "o Peru expressa o seu apoio e confiança nas gestões da Santa Sé para procurar uma solução para a atual crise institucional e grave situação social e humanitária que a Venezuela enfrenta".

Representantes do Governo de Nicolas Maduro e da oposição preveem realizar ainda hoje uma reunião para estabelecer um diálogo sobre a crise política, com a presença de um enviado do Vaticano.

No sábado mais de uma dezena de partidos integrados na Mesa de Unidade Democrática pediu que ao encontro fosse apenas o secretário executivo da plataforma, Jesús Torrealba, e só para apresentar uma lista de condições para avançar com o diálogo.

No entanto até às 15:00 horas locais deste domingo (20:30 horas em Lisboa) fontes não oficiais davam conta que a oposição admitia a possibilidade de reunir-se com o Governo e o Vaticano, na noite de hoje, num hotel de Caracas.

Lusa