Mundo

Ilha do Pacífico funciona apenas com energia solar

Uma pequena ilha na Samoa Americana - arquipélago na Polinésia administrado pelos EUA - funciona quase a 100% com energia fornecida por painéis solares.

Ilha do Pacífico funciona apenas com energia solar
solarcity.com

Ta'u é uma das cinco maiores ilhas que constituem a Samoa Americana, um arquipélago na Polinésia administrado pelos EUA. É isolada, tem menos de 600 habitantes e sempre dependeu do exterior para quase tudo - desde alimentos que não produz até ao diesel para fornecer eletricidade.

Um projeto da SolarCity e da Tesla conseguiu pôr fim a esta dependência ao instalar 5328 painéis solares que fornecem agora "quase 100% da energia que a ilha necessita", de acordo com site da empresa norte-americana de sistemas de energia solar.

As 60 baterias da Tesla (Tesla Powerpacks) permitem armazenar a energia para três dias inteiros sem Sol. Mas quando há Sol, este sistema consegue absorver energia para carregar as baterias em apenas 7 horas.

A Tesla e a SolarCity (a segunda foi entretanto comprada pela primeira) têm agora em curso um projeto igual mas de maior dimensão numa ilha do Havai - a instalação de 55 mil painéis solares em Kauai. E o diretor executivo Elon Musk já anunciou que tenciona construir "centenas de outras instalações" destas.

Portugal quer atrair Tesla

O fabricante norte-americano quer instalar uma fábrica na Europa onde produzirá carros elétricos e as baterias de iões de lítio e Portugal quer ser o eleito.

Na corrida estão também Espanha, França ou Holanda - onde a Tesla tem um pequeno centro de montagem de carros. Portugal tem explorações mineiras de lítio, o que poderá ser um trunfo. A Tesla deverá tomar uma decisão em 2017, mas não adianta pormenores.

O vídeo da SolarCity e Tesla explica o funcionamento da "fábrica solar" na ilha da Samoa Americana: