Mundo

Rússia diz que bombardeamentos sobre Alepo continuarão enquanto os "bandidos" lá estiverem

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, disse hoje que, depois da pausa humanitária, as forças armadas russas vão continuar a bombardear a cidade síria de Alepo "enquanto os bandidos lá estiverem".

Rússia diz que bombardeamentos sobre Alepo continuarão enquanto os "bandidos" lá estiverem
© Omar Sanadiki / Reuters

"Depois de uma pausa humanitária, [os bombardeamentos] recomeçaram e vão continuar enquanto os bandidos lá estiverem", disse o chefe da diplomacia russa à margem de uma reunião da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa, que decorre desde quinta-feira em Hamburgo, na Alemanha.

A zona leste de Alepo, segunda maior cidade e principal centro económico da Síria antes da guerra, estava nas mãos dos rebeldes desde 2012, mas uma grande ofensiva lançada há três semanas pelo regime sírio, apoiado pela força área russa, já permitiu a Damasco recuperar cerca de dois terços da zona rebelde.

Lavrov anunciou na quinta-feira uma reunião no sábado com o homólogo dos Estados Unidos, John Kerry, para retomar as consultas Rússia-EUA sobre a retirada dos grupos rebeldes do leste de Alepo.

Segundo o ministro russo, diplomatas e militares dos dois países vão reunir-se em Genebra para definir os detalhes da retirada dos grupos armados e a saída dos civis que desejem abandonar a cidade sitiada.

Lusa