Mundo

Congressista democrata dos EUA reuniu-se com Assad na Síria

A congressista norte-americana Tulsi Gabbard, do Partido Democrata revelou na quarta-feira que manteve uma reunião com o Presidente da Síria, Bashar al-Assad, durante uma visita para se inteirar no terreno sobre o conflito no país.

Congressista democrata dos EUA reuniu-se com Assad na Síria
© Sana Sana / Reuters

Tulsi Gabbard, que serviu na guerra do Iraque, afirmou que a reunião com o Presidente sírio não estava nos seus planos, mas "surgiu a oportunidade", pelo que decidiu ser "importante" aproveitá-la.

A congressista instou a nova Administração dos Estados Unidos, liderada pelo republicano Donald Trump, a deixar de fornecer apoio às fações que se opõem ao regime de Assad, qualificando-as de "terroristas", defendendo ainda que não existem rebeldes moderados.

"Os Estados Unidos devem cessar o seu apoio a terroristas que estão a destruir a Síria e o seu povo. Os Estados Unidos e outros países que estão a avivar esta guerra devem parar de imediato. Devemos deixar que o povo da Síria se recupere desta horrível guerra", afirmou em comunicado.

Gabbard explicou aos meios de comunicação social locais que os principais grupos que combatem contra Assad são o extremista Estado Islâmico (EI) e a Frente Al-Nusra - antiga filial síria da Al-Qaida -, apontando que as restantes fações lutam com eles ou sob o seu comando.
"Não há rebeldes moderados", realçou a congressista.

Com o ex-presidente Barack Obama, os Estados Unidos desenharam uma estratégia para treinar e fornecer armamento a fações opostas ao regime de Assad, políticas que Gabbard qualificou de "intervencionistas".

A chegada de Donald Trump à na Casa Branca antecipa-se uma mudança na estratégia norte-americana na Síria, já que o magnata insinuou que a permanência de Assad no poder é o mais conveniente.

Lusa