Mundo

Mais de 11 mil detidos em filas para comprar alimentos na Venezuela em 2016

Mais de 11 mil pessoas foram detidas em 2016 na Venezuela por alegadas irregularidades em filas para comprar alimentos ou comentaram a situação nas redes sociais, anunciou esta segunda-feira a organização não-governamental Associação Civil Movimento Vinotinto (MVT).

Mais de 11 mil detidos em filas para comprar alimentos na Venezuela em 2016
© Henry Romero / Reuters

No total foi referenciada a detenção de 11.041 pessoas e confirmados 856 atos de pilhagem de estabelecimentos comerciais, acrescentou a MVT.

Aquela ONG salienta que 2016 foi um ano de "grande conflituosidade social" e que as detenções ocorreram principalmente em filas de supermercados e farmácias.

"Há um padrão de criminalização do consumidor e o principal argumento das forças de segurança para efetuar as detenções tem a ver com o pernoitar (junto dos supermercados e farmácias), e os meses mais conflituosos foram março e julho", explicou Manuel Virgüez, diretor da MVT.

Aquele responsável adiantou que 90% dos detidos foi libertada pela Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) após entre cinco a seis horas de detenção, mas os restantes foram acusados de crimes como boicote, obstrução de venda, intimidação pública e resistência à autoridade.

Lusa