O astronauta da NASA Shane Kimbrough, comandante da tripulação 50 da estação, publicou no Twitter a 3 de fevereiro uma fotografia de uma bola de futebol a flutuar junto à janela do laboratório espacial Cupola. A publicação surgiu poucos dias após o aniversário da explosão do vaivém Challenger, a 28 de janeiro de 1986.
"Esta bola estava no Challenger naquele dia fatídico", escreveu Kimbrough. "Levada a bordo por Ellison Onizuka em honra da sua filha, jogadora de futebol".
Janelle Onizuka tinha 16 anos no dia do desastre. A referência final do tweet Clear_LakeHS diz respeito à escola secundária que Janelle frequentava na altura e onde anda agora o filho de Kimbrough, igualmente jogador de futebol.
O vaivém Challenger partiu a 28 de janeiro de 1986 do Centro Espacial Kennedy. Explodiu 73 segundos após a partida, devido a uma falha num motor impulsionador.
Seis astronautas da NASA morreram: o comandante Dick Scobee, o piloto Michael Smith, os especialistas da missão Ron McNair e Judy Resnik, o especialista de de carga Gregory Jarvis e Christa McAuliffe - que teria sido a primeira professora no espaço.
Vários objetos foram encontrados a boiar na água quando os destroços do Challenger foram recuperados, como a bola de futebol e uma bandeira dos EUA.
Depois de completada a investigação ao acidente, os destroços do vaivém foram colocados em armazéns de Cabo Canaveral e os objetos pessoais entregues às famílias dos astronautas. Mais tarde, a família Onizuka ofereceu a bola de futebol à escola Clear Lake High School.
"Obrigada Shane Kimbrough por ter ajudado um pedaço de história da escola a concluir a sua missão espacial", escreveu no Twitter a escola Clear Lake High School.