Mundo

Elon Musk quer ligar o cérebro humano a computadores

Reiters

O fundador da Tesla e da SpaceX criou uma nova empresa, a Neuralink, para desenvolver tecnologia que vai permitir o upload ou download de pensamentos.

A empresa vai desenvolver tecnologia que Elon Musk apelida de "ligação neural" - o implante de pequenos eletródos no cérebro que farão a ligação a computadores. O objetivo é melhorar a memória ou mesmo acrescentar aos seres humanos inteligência artificial.

Segundo o Wall Street Journal, a Neuralink foi registada na Califórnia como "empresa para investigação médica" em julho do ano passado. O jornal adianta que já foram contratados "investigadores de topo" para a empresa que será financiada essencialmente por Musk.

Mas Elon Musk ainda não fez nenhum anúncio formal, apenas uma referência à empresa no Twitter, anunciando mais detalhes para a próxima semana.

Elon Musk é considerado um dos maiores visionários de Silicon Valey - e de certeza um dos mais ocupados.

Além de liderar a empresa de fabrico de veículos elétricos Tesla, está envolvido na corrida para a exploração espacial com a SpaceX, tem um projeto para reinventar os transportes chamado Hyperloop, está a investigar a possibilidade de contruir túneis por baixo de Los Angeles.

Fora dos Estados Unidos, tem um projeto para fornecer energia solar à Austrália - já começou por uma ilha na Polinésia, que hoje já funciona totalmente apenas com energia solar. E consta que está a investigar a hipótese de vir para Portugal.

  • "Jorge Jesus não vai continuar no Flamengo"
    2:38