Ahmed Abd El Aty, de 36 anos, não saía de casa, em Alexandria, há 25 anos e passou de 500 para 340 quilos em duas semanas, atingindo atualmente os 270 quilos.
A paciente foi sujeita a uma gastrectomia vertical laparoscópica há cinco semanas, operação efetuada por uma equipa liderada pelo médico Muffazal Lakdawala, no Hospital Saifee de Bombay, na Índia e, segundo um estudo da instituição, o peso da mulher era muito elevado devido a um defeito genético no gene LEPR.
O caso de Ahmed Abd El Aty apareceu na comunicação social há alguns meses atrás.Lakdawala ofereceu-se então para a operar de graça, mas a embaixada indiana no Cairo negou o visto ao médico.
Foi a ministra dos Negócios Estrangeiros da Índia, Sushma Swaraj, que acabou por conceder um visto à mulher em apenas algumas horas.
De acordo com o livro dos Recordes do Guinness, a norte-americana Pauline Potter é a mulher mais pesada do mundo, certificada com 291,6 quilos, embora existam outros casos registados, como o porto-riquenho Elba Muñiz, que morreu em 2008, com 363 quilos.
Lusa

