O ministro turco dos Negócios Estrangeiros pediu hoje o afastamento do representante especial norte-americano na coligação internacional na Síria e Iraque, Brett McGurk, que acusa de apoiar às milícias "terroristas" curdas.
"Seria bom que esta pessoa fosse substituída" disse Mevlutt Cavusolglu numa entrevista à cadeia de televisão privada turca NTV.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia acrescentou que Brett McGurk "apoia claramente" as milícias curdas sírias (YPG) e os separatistas curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, na Turquia, dois grupos considerados "terroristas" pelo governo de Ancara.
As declarações do chefe da diplomacia turca são difundidas a menos de dois dias da visita oficial do presidente da Turquia aos Estados Unidos.
Os Estados Unidos consideram os YPG a força mais bem preparada para enfrentar os 'jihadistas' do EI no norte da Síria.Mas para a Turquia, os YPG mais não são que a extensão na Síria dos separatistas curdos turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como "terrorista" por Ancara e seus aliados ocidentais.