Mundo

Terrorismo, imigração e Rússia são as ameaças que a NATO deve enfrentar, segundo Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, identificou hoje, em Bruxelas, o terrorismo, a imigração e a Rússia como ameaças que a NATO tem que enfrentar no futuro.

Terrorismo, imigração e Rússia são as ameaças que a NATO deve enfrentar, segundo Trump
STEPHANIE LECOCQ / EPA

"A NATO do futuro tem que incluir um grande foco no terrorismo e na imigração, bem como nas ameaças da Rússia e às fronteiras de Leste e do Sul", disse Trump, num discurso proferido na inauguração de um memorial do 11 de setembro, na nova sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa), em Bruxelas.

"O terrorismo tem que ser parado", salientou Trump, acrescentando que "milhares e milhares de pessoas chegam aos nossos países e, em muitos casos, não fazemos ideia de quem são, temos que ser duros, temos que ser fortes e que estar vigilantes".

O presidente dos EUA pediu ainda para, durante a cimeira da NATO, ser respeitado "um momento de silêncio pelas vítimas do ataque selvagem de Manchester", no Reino Unido, que provocou 22 mortos, além do atacante, e 75 feridos.

Um comunicado de Trump esclareceu, também hoje, que os responsáveis pela fuga de informação sobre as investigações do atentado "devem ser processados com todo o rigor da lei".

Em causa está a alegada divulgação de dados confidenciais, nomeadamente a identidade do bombista suicida, que os britânicos imputam a serviços norte-americanos, com quem trocaram dados.