Mundo

Pelo menos 11 civis mortos em bombardeamentos e disparos na Síria

Pelo menos 11 civis, incluindo três menores, morreram esta noite na cidade síria de Al Raqa, numa ofensiva liderada por milícias curdas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Pelo menos 11 civis mortos em bombardeamentos e disparos na Síria
Goran Tomasevic

Os 11 civis perderam a vida em ataques, que incluíram bombardeamentos e disparos de artilharia, da coligação internacional comandada pelos Estados Unidos e disparos das aliadas Forças da Síria Democrática (FSD), um grupo armado liderado por curdos, acrescentou.

Enquanto isso, continuaram nas últimas horas os combates entre as FSD e o grupo radical Estado Islâmico, no sul da cidade.

Os confrontos desenrolaram-se na zona situada entre o oeste do mercado de Al Hal e o leste do bairro de Hisham bin Abdelmalek.

Desde 06 de junho, as FSD, apoiadas pela coligação e por forças especiais norte-americanas, levaram a cabo o ataque a Al Raqa, considerada a capital do califado autoproclamado pelo Estado Islâmico, em 2014.

Segundo a coligação internacional que apoia as forças 'antijihadistas', cerca de 2.500 combatentes do grupo extremista estão em Raqa, cidade síria capturada pelos 'jihadistas' em 2014 e que, desde então, se tornou uma espécie de símbolo das atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico e a base para a planificação de atentados no estrangeiro.

Cerca de 100 mil civis estão reféns em Raqa, de acordo com a ONU.

Lusa