Mundo

Israel reabre Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

A Esplanada das Mesquitas, local de culto em Jerusalém, é hoje reaberta gradualmente. O Governo israelita encerrou o espaço no seguimento de um ataque na sexta-feira que resultou na morte de dois polícias e dos atacantes, abatidos pelas autoridades.

Israel reabre Esplanada das Mesquitas em Jerusalém
Ronen Zvulun

As autoridades israelitas decidiram fechar, na Cidade Velha de Jerusalém, um local de culto do local conhecido pelos muçulmanos como Santuário Nobre e pelos judeus como Monte do Templo, após o ataque em que três devotos muçulmanos mataram a tiro dois agentes da polícia israelita, tendo depois sido abatidos no local.

Durante a madrugada de hoje, a polícia levou a cabo uma operação de averiguações no local, tendo instalado detetores de metal nas entradas e mais câmaras de segurança, para garantir que não haverá mais armas introduzidas ilegalmente no recinto.

O ataque desencadeou uma rara conversa telefónica entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, que condenou o ataque e defendeu a reabertura deste local de culto.
No sábado, dirigentes do Hamas em Gaza apelaram aos palestinianos para atacarem as forças israelitas, considerando o encerramento do local como "guerra religiosa".

Lusa