"Trata-se unicamente de uma medida de precaução", informou, em comunicado, o chefe dos bombeiros do condado de Harris, que inclui a cidade de Houston, atingida por inundações sem precedentes causadas pela passagem da tempestade tropical Harvey no estado norte-americano do Texas.
A fábrica de produtos químicos, do grupo francês Arkema, advertiu o condado de Harris para "a eventual reação de determinados produtos químicos que estavam no local", alertando para a possibilidade de essa reação "poder provocar um incêndio".
A unidade de Crosby produz peróxidos orgânicos, um composto que é utilizado no processo de fabrico de plásticos.
Em comunicado, a Arkema afirmou que teve de evacuar durante a tarde de terça-feira, a unidade de Crosby, onde estava uma pequena equipa de trabalhadores, por a situação se estar a tornar muito perigosa.
"Neste momento, apesar de acharmos que não existe um perigo imediato, a probabilidade de um reação química provocar um incêndio e/ou uma explosão é real", explicou o grupo francês citado pela agência de notícias AFP.
Os produtos químicos armazenados na fábrica devem ser refrigerados, mas o fornecimento de energia elétrica foi cortado pelas chuvas torrenciais e os geradores de emergência inundados.
"A Arkema não pode fazer muito mais a não ser esperar que a tempestade abrande", indicou o grupo, sustentando que a temperatura dos contentores refrigerados por motores a diesel, para onde foram movidos os produtos perigosos que estavam num hangar, está a ser monitorizada à distância.
A Arkema, cotada em bolsa, é uma multinacional com sede perto de Paris nascida da reestruturação do braço químico do gigante petrolífero Total.
Lusa