Mundo

Recolher obrigatório em Houston para proteger casas

LT. ZACHARY WEST, 100TH MPAD / HANDOUT

Desde a meia-noite, hora de Houston, 6:00 em Lisboa, que foi decretado o recolher obrigatório na cidade, devastada por inundações sem precedentes. A informação foi avançada pelo mayor de Houston, Sylverter Turner via Twitter.

A tempestade Harvey já fez 18 mortos, três dos quais em Houston, Texas, onde está em vigor desde a meia-noite desta quarta-feira, um recolher obrigatório.

"Imponho um recolher obrigatório entre as 00:00 e as 05:00 para impedir ataques aos bens nas casas evacuadas nos limites da cidade", adiantou na conta na rede social Twitter.

A chuva que caiu em Houston, no Texas, desde a chegada do Harvey - furacão de categoria 4 numa escala de 5, que se transformou em tempestade tropical - atingiu em quatro dias a altura de 127 centímetros, causando inundações sem precedentes na cidade de 2,3 milhões de habitantes.

A tempestade Harvey deverá dissipar-se depois de regressar a terra e as chuvas deverão terminar até quinta-feira.

  • Tempestade Harvey já matou 18 pessoas

    Mundo

    O número de vítimas mortais devido à passagem da tempestade Harvey pelos Estados Unidos subiu para pelo menos 18, com três novas vítimas confirmadas em Houston, no estado do Texas.

  • Trump elogiou governador do Texas
    1:09

    Mundo

    Donald Trump chegou esta terça-feira ao Texas acompanhado pela primeira-dama Melania Trump. Num briefing com os Serviços de Emergência, o Presidente norte-americano elogiou o governador do Estado e as autoridades pelo trabalho desempenhado depois da passagem do Harvey. À saída Donald Trump subiu para cima de um carro e agradeceu o apoio da população perante centenas de pessoas. 

  • Presidente dos EUA criticado na visita ao Texas
    0:49

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos e a primeira-dama, Melania Trump, visitaram esta terça-feira o Estado do Texas, fortemente afetado pela tempestade Harvey. Na chegada, Donald Trump foi alvo de críticas, como conta o jornalista Luís Costa Ribas. 

  • NASA divulga imagens da passagem do furacão Harvey pelo Texas
    0:43

    Mundo

    Foram divulgadas imagens da passagem do furação Harvey pelo Texas, Estados Unidos da América. Nas imagens de satélite captadas pela NASA, é possível ver o furação a mover-se. A parte vermelha corresponde ao centro do furação. O fenómeno causou a morte de pelo menos nove pessoas e milhares de deslocados. A cidade de Houston já está com inundações há quatro dias e espera-se que 30 mil pessoas necessitem de abrigo por causa das cheias. 

  • Tempestade Harvey já obrigou à retirada de três mil pessoas de casa
    2:17

    Mundo

    As chuvas torrenciais, que continuam sem dar tréguas à quarta maior cidade dos EUA, Houston, já provocaram pelo menos oito mortos. Cerca de 3 mil pessoas tiveram de ser retiradas de casa. As evacuações continuam, devido à subida do nível da água e as autoridades estimam que 30 mil pessoas possam ficar desalojadas. As inundações deixaram milhares de pessoas isoladas.

  • Os tsunamis que arrasaram a Ásia em 2004 e 2011
    25:20