Mundo

Papa Francisco "profundamente comovido" com vítimas do Harvey

Tony Gentile

O papa Francisco manifestou-se esta quinta-feira "profundamente comovido" pelas vítimas e pelos "enormes danos materiais" provocados pela tempestade Harvey nos estados norte-americanos do Texas e do Luisiana.

"Profundamente comovido pelas perdas trágicas de vidas humanas e pelos enormes danos materiais que esta catástrofe natural deixou atrás de si, o papa reza pelas vítimas e pelas suas famílias e por todos os envolvidos nas atividades essenciais de socorro, de restabelecimento e de reconstrução", indica um telegrama.

O telegrama foi enviado em nome do papa, como de costume pelo seu número dois, o cardeal e secretário de Estado Pietro Parolin, e é dirigido ao arcebispo de Galveston-Houston, o cardeal Daniel DiNardo.

O papa argentino exprimiu também a sua "proximidade espiritual e a sua preocupação pastoral" para com todos os que foram atingidos pela tempestade. Francisco mostrou-se ainda convencido de que "as necessidades imediatas, tanto dos indivíduos como das comunidades, continuarão a inspirar um vasto impulso de solidariedade e de entreajuda mútua".

A tempestade tropical Harvey provocou direta ou indiretamente 33 mortes e milhares de milhões de dólares de prejuízos.

Lusa